Nossos Pilares

O que é o pilar de
Mobilidade Elétrica?

O pilar Mobilidade Elétrica tem como propósito gerar postos de trabalho para moradores das comunidades localizadas no entorno da futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. A iniciativa prioriza subprefeituras com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,805, promovendo a descarbonização e impulsionando a prosperidade econômica dessas regiões.

Como funciona?

O pilar de Formação Profissional tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências, a qualificação para o mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo. Para isso, o Estação Sustentar oferece cursos profissionalizantes gratuitos em instituições de ensino reconhecidas, voltados às pessoas que vivem nas comunidades do entorno da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo.

Nossos parceiros

To Do Green

A To Do Green é uma Logtech ESG dedicada a democratizar as entregas do e-commerce no Brasil por meio da utilização de veículos 100% elétricos.

Em 2022, a Linha Uni conduziu um projeto piloto com a startup, que resultou na criação de 10 postos de trabalho. O sucesso da iniciativa levou à incorporação da To Do Green como parceira estratégica no pilar de Mobilidade Elétrica. Desde então, a parceria vem se consolidando: apenas em 2024, foram gerados 75 postos de trabalho relacionados à operação com veículos elétricos, todos voltados para moradores das comunidades do entorno da Linha 6-Laranja.

Para 2025, a expectativa é atingir a marca de 100 postos de trabalho, integralmente destinados a residentes das comunidades locais e diretamente vinculados à mobilidade elétrica – promovendo inclusão produtiva, inovação e sustentabilidade.

naPorta

A naPorta é uma startup de Logistic as a Service (LaaS) que desenvolve soluções logísticas voltadas para áreas de acesso restrito, zonas rurais, regiões ribeirinhas e periféricas.

Em 2023, a naPorta participou da 1ª edição do UniOn — Programa de Inovação Aberta da Linha Uni — com um projeto piloto voltado ao pilar de Mobilidade Elétrica. Os resultados positivos da iniciativa consolidaram a startup como parceira estratégica do Programa Estação Sustentar.

Desde então, a parceria tem gerado impacto direto nas comunidades locais: até 2024, foram criados 33 postos de trabalho relacionados ao uso de veículos elétricos. A expectativa é que, até o final de 2025, esse número chegue a 50, todos destinados a moradores das regiões próximas às futuras estações da Linha 6-Laranja.

Por que investir em Mobilidade Elétrica?

Investir em mobilidade elétrica é uma estratégia essencial para promover sustentabilidade, inclusão social e inovação urbana. Os benefícios vão muito além da tecnologia — eles impactam diretamente a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades.

Redução da emissão de poluentes como dióxido de carbono (CO₂), gases de efeito estufa (GEEs), material particulado e outros contaminantes atmosféricos associados ao uso de combustíveis fósseis.

Diminuição da poluição sonora, já que os veículos elétricos operam de forma muito mais silenciosa.

Estímulo ao uso de fontes renováveis para o carregamento dos veículos, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável.

Fomento a modelos de negócio sustentáveis que geram renda dentro das comunidades locais.

Melhoria na qualidade de vida da população, com mais oportunidades, menos poluição e maior inclusão produtiva.

Dados

Resultados até
Setembro de 2025

0
Postos de trabalho criados e mantidos dentro da comunidade local associados a projetos que utilizam veículos elétricos